Acadêmicos extensionistas do curso de Fonoaudiologia realizam semanalmente triagens na Escola São João da Rede ULBRA. A meta é realizar 190 triagens com devolutivas às famílias, encaminhamentos e orientações a pais e professores. As ações dos acadêmicos são supervisionadas pela professora e fonoaudióloga Viviane Pasqualeto. Parabéns aos acadêmicos envolvidos. É a Fonoaudiologia da ULBRA fazendo a diferença na comunidade de Canoas.
Páginas
- Página inicial
- Clínica-Escola
- Campanha de Linguagem 2016
- Campanha de Linguagem 2015
- Extensão - Fonoaudiologia na Escola
- Extensão - CIEPRE
- Extensão - Fonoaudiologia em Gerontologia e Geriatria
- Oficina de Linguagem
- Linguagem Infantil
- Leitura e Escrita
- Memória
- Disciplinas e Estágios
- Textos
- Vídeos
- Cursos e Eventos
- Revista Virtual
- Filmes
- Sugestões de Links para Leitura
domingo, 20 de maio de 2018
sexta-feira, 6 de abril de 2018
Acadêmicos de Fonoaudiologia Por um Mundo mais Azul
Por um mundo mais azul
Os acadêmicos das disciplinas de Linguagem Oral e Escrita,
Linguagem Oral e Escrita - Avaliação e Terapia, Estágio em Distúrbios da
Comunicação Humana com ênfase em Linguagem Infantil e extensionistas do CIEPRE
e do Promoção e Educação da Saúde para a População das Escolas da ULBRA se
mobilizaram para manifestar solidariedade à Campanha Mundial de Conscientização
do Autismo.
O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, ou simplesmente Dia Mundial do Autismo, é comemorado dia 2 de Abril. A data é utilizada para conscientizar a população mundial sobre o Autismo e foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, com o objetivo de atentar a população e os governantes, ajudar a eliminar preconceitos e levar esclarecimento.
Com relação aos símbolos, a fita de conscientização que é utilizada também por outras causas, mas em cores diferentes, é permeada de simbologia. A cor azul representa a maior incidência de casos no sexo masculino. E O quebra-cabeça representa a complexidade do autismo - Suas peças em cores diferentes representam diversidade de pessoas e famílias que convivem com essa dificuldade. As cores fortes representam a esperança em relação aos tratamentos e à conscientização da sociedade em geral.
Parabéns, acadêmicos envolvidos! Que possamos levar informação, orientação e colaboração com essa causa.
segunda-feira, 26 de março de 2018
PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DA SAÚDE DO ESCOLAR
Após capacitação, os acadêmicos extensionistas do Curso de Fonoaudiologia iniciaram suas práticas no Projeto de Extensão Promoção e Educação da Saúde para População das Escolas da ULBRA, nas quais vivenciam a área de Fonoaudiologia Educacional - especialidade fonoaudiológica voltada
ao estudo e atuação para a promoção da Educação, em todos os níveis ou modalidade
de ensino.
Para maiores informações sobre Fonoaudiologia Educacional sugerimos acessar a Cartilha
terça-feira, 20 de março de 2018
A importância do Silêncio para futuros Terapeutas de Linguagem
Na aula prática de linguagem oral e escrita dessa terça-feira, os acadêmicos foram desafiados a refletir e entender a produção de cada som da língua portuguesa, percebendo e visualizando o local e o modo como são articulados. O maior desafio foi fazer tudo isso em silêncio, sem usar a voz, usando apenas a articulação e a escrita. Concentrados na atividade, todos realizaram trabalhos lindos e criativos. Parabéns, acadêmicos!
domingo, 18 de março de 2018
Os Direitos das Pessoas com Deficiência
CIEPRE retoma atividades e firma parceria com o curso de Fonoaudiologia
O Centro Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Psicomotricidade Relacional -- CIEPRE iniciou suas atividades do ano na tarde desta quarta-feira, 14 de março. Na oportunidade, foi realizada a apresentação do grupo de trabalho, bem como o primeiro encontro de formação continuada, que é oferecido aos acadêmicos, voluntários e bolsistas participantes do projeto. O CIEPRE é um projeto de Extensão Comunitária da Ulbra e em 2018 completa 15 anos de atendimento na área da terapia corporal para pessoas com deficiência.
Além do atendimento as pessoas com deficiência e seus familiares, oferece espaço de estudo e pesquisa aos acadêmicos dos cursos de Pedagogia, Educação Física, Psicologia, Fisioterapia, Artes Visuais, Bacharelado em Estética, Teologia e Serviço Social. A iniciativa também acaba de fazer uma parceria com o curso de Fonoaudiologia, onde os seus acadêmicos irão atuar sob a supervisão da professora Viviane Pasqualeto.
A coordenação do projeto fica a cargo do professor Ivan Basegio.
quarta-feira, 7 de março de 2018
Teorias de Aquisição de Linguagem
Os acadêmicos da disciplina de Linguagem Oral e Escrita realizaram ontem um Seminário sobre as Teorias de Aquisição de Linguagem, no qual além de apresentarem sínteses de suas pesquisas referentes ao tema, realizaram dinâmicas para fixação dos conteúdos.
Assinar:
Comentários (Atom)







