segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Revista Virtual Fonoaudiologia e Linguagem da ULBRA - 2 ed.

Os acadêmicos da disciplina de Linguagem Oral e Escrita elaboram materiais com informações e orientações sobre desenvolvimento e alterações de linguagem e aprendizagem, originando a segunda edição da Revista Virtual Fonoaudiologia e Linguagem da ULBRA, segunda edição.



quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Criatividade na terapia de linguagem para os pequeninos

A monitora de linguagem Lucinéia Padilha construiu fantoches coloridos de animais para estimular a produção de onomatopéias (som produzido pelos objetos, no caso, os animais) na terapia dos pequeninos! A criançada adorou!!!


Criatividade na terapia de linguagem para adultos

A Estagiária Thaize Carrasco elaborou uma árvore genealógica para estimular a linguagem de sua paciente afásica, na qual se colocou nomes de familiares e suas respectivas datas de aniversário. A sessão foi um sucesso! Parabéns, Thaize!!!


A importância do brincar


sexta-feira, 7 de outubro de 2016

CLÍNICA-ESCOLA DE FONOAUDIOLOGIA INFORMA

CLÍNICA-ESCOLA DE FONOAUDIOLOGIA INFORMA: Os pacientes que estão na lista de espera para atendimento fonoaudiológico na Clínica-Escola de Fonoaudiologia da ULBRA devem manter atualizados seus contatos para que sejam localizados ao surgem vagas para o tratamento.



quinta-feira, 6 de outubro de 2016

OFICINA DE LINGUAGEM:"Espera fono-assistida"

As acadêmicas participantes da Oficina de Linguagem e as Monitoras de linguagem, sob a supervisão da Profª. Fga. Viviane Pasqualeto, estão organizando um grupo de trabalho para realizar triagens e orientações aos pacientes que aguardam por atendimento na lista de espera para terapia de linguagem oral e escrita infantil.

Criatividade na terapia de linguagem para adultos

A estagiária Jessica Kehl elaborou um material terapêutico simples e muito criativa para trabalhar a nomeação com uma paciente com afasia de expressão. A sessão fonoaudiológica foi um sucesso - a motivação e a afetividade são ferramentas fundamentais para a intervenção fonoaudiológica! Parabéns, Jessica.





quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Oficina de memória e trabalhos manuais

As marcas do tempo e a lentidão das mãos desaparecem frente a motivação e alegria do trabalho artesanal. As mãos dançam com a agulha de croche, o corpo sorri e o coração agradece. Lindo trabalho, Helena Padilha e Alessandra Piccolli!



sábado, 1 de outubro de 2016

Dia do Idoso

As acadêmicas e extensionistas do Curso de Fonoaudiologia aproveitaram o lindo sábado de sol para realizar uma carinhosa homenagem aos idosos do Lar São José e entregar alimentos arrecadados no II Seminário de Pesquisa Adulto e Idoso, pelos residentes do primeiro ano do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e  Idoso.













DIA DO IDOSO

As acadêmicas de Fonoaudiologia participantes do Projeto de Extensão ATENÇÃO MULTIDISCIPLINAR GERONTO-GERIÁTRICA À INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS DE BAIXA RENDA preparam presentes para levar aos idosos no dia de hoje, tudo com muito carinho e amor.

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Comunicação Alternativa

Comunicação alternativa é uma área de prática clínica, de pesquisa educacional que visa compensar e facilitar, temporária ou permanentemente, padrões de prejuízo e inabilidade de indivíduos com severas desordens expressivas e/ou desordens na compreensão da linguagem (American Speech-Language-Hearing Association - ASHA, 1991).

É um conjunto de instrumentos, ferramentas e técnicas que reúne material gráfico, como sistemas de sinais gráficos, desenhos, fotos e escrita que permitem a interlocução na ausênca ou comprometimento da linguagem oral. É todo e qualquer meio para completar ou compensar deficiências que a fala apresenta, sem substituí-la. Com o objetivo de valorizar todos os sinais expressivos do indivíduo e ordená-los para o estabelecimento de uma comunicação rápida e eficiente. Destina-se a indivíduos de todas as idades que não possuem fala e ou escrita funcional. 

Software livre de Comunicação Alternativa: AMPLISOFT
Material deisponibilizado pelo Ministério da Educação - Secretaria de Educação Especial: Portal de Ajudas Técnicas
Dissertação de Mestrado: A linguagem sem fala

I JORNADA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE


quarta-feira, 21 de setembro de 2016

21 DE SETEMBRO: DIA MUNDIAL DE CONCIENTIZAÇÃO SOBRE A DOENÇA DE ALZHEIMER

A Doença de Alzheimer ou Mal de Alzheimer foi descrita pelo alemão Alois Alzheimer no início do século XX. É uma doença progressiva que destrói as funções mentais importantes, levando o paciente à demência. Ocorre preferencialmente em idosos, a partir de 65 anos. A característica principal é  a  perda das funções intelectuais, com déficit de memória, alteração emocional e comportamental. Por ser uma doença de evolução progressiva, a intervenção do fonoaudiólogo é necessária devido ao prejuízo na linguagem e às defasagens nas funções estomatognáticas (mastigação e deglutição).

Sinais de alerta:
- Esquecimentos totais ou parciais de acontecimentos; de informações que dominava; de datas; de locais onde guardou objeto, entre outras.
- Perda progressiva das capacidades de rotina diária (higiene, vestuário, alimentação, gerenciamento financeiro, etc.);
- Dificuldade de manter uma conversa e para acompanhar uma história em um filme ou novela, entre outros.

Orientações aos familiares:
- Calendário e agenda acessíveis para auxiliar na orientação de tempo e espaço;
- Manter a localização dos móveis na casa e o ambiente tranquilo e seguro;
- Propiciar conversação e a interação;
- Oferecer opções de resposta, se possível mostrando os objetos (por exemplo: Você quer comer maçã ou banana?);
- Estimular à participação das atividades diárias com supervisão e oferecer ajuda somente nos casos de dificuldade;
- Estimular atividades físicas; 
- Buscar auxílio de profissionais qualificados.

Eu não esqueço! Campanha da ABRAz no Mês Internacional da Doença de Alzheimer: setembro


Quanto antes souber, mais tempo você terá para lembrar.




Fonte: ABRAz (Associação Brasileira de Alzheimer)
Saiba mais: ABRAz





Música e Linguagem - "Quem canta seus males espanta"

A música é comprovadamente benéfica a qualquer pessoa.  Em terapia de linguagem auxilia na motivação e no interesse do paciente e, consequentemente, no seu desenvolvimento de linguagem. Há um canal disponível no YouTube, chamado Karaokê Online Grátis, que disponibiliza várias músicas de cantores famosos no formato de karaokê - um ótimo exercício de linguagem!!!

BRINCANDO E ESTIMULANDO A LINGUAGEM


Site com jogos online e gratuitos. Saiba mais: Educar para Crescer

terça-feira, 20 de setembro de 2016

terça-feira, 6 de setembro de 2016

CAMPANHA DE LINGUAGEM 2016

A melhor premiação com certeza foi a participação e o envolvimento de todos... acadêmicos, extensionistas, estagiários e residentes. Muito obrigada e que continuemos levando informações e bem-estar à comunidade.

terça-feira, 30 de agosto de 2016

JORNADA SOBRE ENVELHECIMENTO - ULBRA/CANOAS


CAMPANHA DE LINGUAGEM 2016


As estagiárias de Distúrbios de Comunicação Humana - ênfase em Linguagem Infantil, distribuíram a Revista Fonoaudiologia & Linguagem da ULBRA com informações e orientações a respeito da Linguagem do Adulto e do Idoso aos pais das crianças atendidas na Clínica-Escola de Fonoaudiologia.

Terça-feira é dia de Oficina de Memória, Linguagem e Trabalhos Manuais

A acadêmica Helena Padilha realiza toda terça-feira à tarde a Oficina de Memória, Linguagem e Trabalhos Manuais em uma instituição de longa permanência de idosos de baixa renda, vinculada ao Projeto de Extensão ATENÇÃO MULTIDISCIPLINAR GERONTO-GERIÁTRICA À INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS DE BAIXA RENDA. É a Fonoaudiologia auxiliando na estimulação linguística e cognitiva, na qualidade de vida, bem-estar e inclusão social!!!

sábado, 27 de agosto de 2016

CAMPANHA DE LINGUAGEM 2016 - Sábado é dia de informar e orientar a melhor idade!!!

Os Acadêmicos Extensionistas Fabian Zanetti, Juliane Silveira e Lucineia Padilha aproveitaram esse lindo sábado de sol para levar informações, orientações e muito carinho aos idosos residentes em lares na cidade de Canoas, aos seus familiares, cuidadores e funcionários (Projeto de Extensão ATENÇÃO MULTIDISCIPLINAR GERONTO-GERIÁTRICA À INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS DE BAIXA RENDA).

Afinando o Cérebro

Afinando o Cérebro é um portal de atividades em forma de jogos, com o objetivo de estimular as habilidades de processamento cerebral auditivo e visual, atenção, memória, linguagem oral e escrita. Saiba mais: Afinando o cérebro




sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Fonética e Fonologia

Visualizando o Ponto e o Modo Articulatórios: no site Fonética e Fonologia você encontra a demonstração do ponto e do modo articulatório de cada consoante da língua portuguesa. Saiba mais: Fonética e Fonologia


Grupo de Apoio aos Familiares e Cuidadores de Pacientes com Alzheimer

A Associação Brasileira de Alzheimer criou reuniões quinzenais gratuitas, que acontecem no Hospital Moinhos de Vento, com o objetivo de compartilhar conhecimentos e experiências entre especialistas, familiares e cuidadores de pacientes com essa doenças. Mais informações no Hospital Moinhos de Vento ou pelo fone (51) 95001906.


Mais informações: Grupo de Apoio

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

CAMPANHA DE LINGUAGEM 2016: Hospital Universitário


Residentes de Fonoaudiologia do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso participam da Campanha de Linguagem 2016, distribuindo exemplares da Revista Fonoaudiologia e Linguagem da ULBRA, com informações e orientações aos pacientes internados e seus cuidadores.

CAMPANHA DE LINGUAGEM 2016



Estagiárias de Distúrbios da Comunicação Humana - ênfase linguagem do adulto participam da Campanha de Linguagem 2016, distribuindo a primeira edição das revistas Fonoaudiologia e Linguagem da ULBRA aos pacientes da Clínica-Escola de Fonoaudiologia.

terça-feira, 23 de agosto de 2016

CAMPANHA DE LINGUAGEM 2016

Alunos da disciplina de Linguagem Oral e Escrita divulgando a Revista de Fonoaudiologia e Linguagem da ULBRA com informações e orientações a respeito da atuação fonoaudiológica na área de Linguagem para adultos e idosos.